PLANTAS DE CASA

Formas na versão do utilizador de observar e cuidar de plantas de interior.

Diversos assuntos serão abordados neste blogue destinado a todos os que gostam de plantas e que somente possuem uma pequena varanda ou o espaço interno da casa para as colocar.

De uma forma simples, irei revelando pequenas dicas e conselhos sobre como desfrutar melhor das mesmas pela auto experiencia e observação de resultados de outras pessoas que jamais compraram um livro de plantas ou de jardinagem.

Por todo este blogue é possivel tambem encontrar outros textos relacionados com plantas e links direcionados a outras paginas de grande interesse sobre este assunto, visita-os para informações adicionais!...




EEem.

.
.

21/01/09

TOMATES EM VASO

Alguma vez te ocorreu teres em vasos tu proprio os teus legumes? Sem duvida que se juntaria o util ao agradavel e se se possui uma varanda com um tamanho razoavel e boa exposição solar, alguns legumes são possiveis de cultivar.
Obviamente que nunca se atingirão produções grandes para armazenamento dos frutos ou legumes, mas ainda assim, quantidades razoaveis para se fazer algumas refeições com legumes frescos e verdadeiramente acabados de colher.


Apresento, das inumeras que existem, seis variedades de tomate possiveis de criar com muito carinho em vaso para saladas ou cozinhados de verdadeiro sabor e algumas fotos da possibilidade do mesmo...


Calendário de semeadura

As sementes podem ser compradas numa loja especializada, ou em caso de quererem criar um tipo de tomate especifico, recolherem as sementes do proprio fruto que se fazem secar sobre uma folha de papel ao ar e mais tarde se deitam na terra.
Nem sempre este ultimo métedo dá bons resultados por não se conhecerem com precisão a qualidade selectiva das sementes.

A semeadura deve ser inicialmente feita em vasinhos pequeninos e mais tarde as plantinhas devem ser transplantadas então definitivamente para os vasos onde crescerão e darão os seus frutos. Tente que as plantas cresçam a Sul, local bem mais quente e soalheiro...

Zona calorosa: mar abr mai jun jul
Zona fria: abr mai jun jul

DESCRIÇÃO


Tomate cherry: planta anual de porte a ser apoiado com estacas. As folhas são simples, pecioladas e o limbo fendido. Toda a parte verde da planta é composta por pêlos glandulares que ao serem roçados emitem um líquido com um odor característico. As flores apresentam-se em cachos, sendo o seu número variável. O fruto é uma baga minúscula, parecida com uma cereja. Colhe-se com a cor vermelha para um "adorno" muito colorido e saboroso de saladas.

Tomate gordo de cana: planta anual de porte a ser apoiado por estacas. As folhas são simples, pecioladas e de limbo fendido. Toda a parte verde da planta é composta por pêlos glandulares que ao serem roçados emitem um líquido com um odor característico. As flores apresentam-se em cachos, sendo o seu número variável. O fruto é uma baga suculenta, esférica e de grande calibre sendo verde no início e de cor vermelha acentuada quando amadurece.


Tomate gordo de solo: planta anual de porte rasteiro (não se deve apoiar com estacas). As folhas são simples, pecioladas e de limbo fendido. Toda a parte verde da planta é composta por pêlos glandulares que ao serem roçados emitem um líquido com um odor característico. As flores apresentam-se em cachos, sendo o seu número variável. O fruto é uma baga suculenta, esférica e de grande calibre, sendo verde no início e vermelho acentuado quando amadurece.
Tanto o tomate gordo de cana ou de solo, são um fruto multiusos, no entanto são geralmente mais utilizados em saladas quando ainda não totalmente maduros e plenamente vermelhos e nesta fase em cozinhados de fogo.


Tomate muchamiel: planta anual de porte a ser apoiada por estacas. As folhas são simples, pecioladas e de limbo fendido. Toda a parte verde da planta é composta por pêlos glandulares que ao serem roçados emitem um líquido com um odor característico. As flores apresentam-se em cachos, sendo o seu número variável. O fruto é uma baga suculenta, esférica, encaracolada e de grande calibre, sendo verde no início e vermelho acentuado quando amadurece, ficando com um sabor raro e muito especial.


Tomate pêra de cana (tambem conhecido por tomate chuxa): planta anual de porte a ser apoiado com canas. As folhas são simples, pecioladas e de limbo fendido. Toda a parte verde da planta é composta por pêlos glandulares que ao serem roçados emitem um líquido com um odor característico. As flores apresentam-se em cachos, sendo o seu número variável. O fruto é uma baga suculenta, em forma de lâmpada, sendo verde no início e vermelho acentuado quando amadurece. É o melhor tomate para cozinhados.


Tomate pêra de solo: planta anual de porte rasteiro (não se deve apoiar com canas). As folhas são simples, pecioladas e de limbo fendido. Toda a parte verde da planta é composta por pêlos glandulares que ao serem roçados emitem um líquido com um odor característico. As flores apresentam-se em cachos, sendo o seu número variável. O fruto é uma baga suculenta, em forma de lâmpada e de grande calibre sendo verde no início e vermelho acentuado quando amadurece. Ideal para se fazer conserva quando está totalmente vermelho.

Cultivo

Luz
Muito exigente.

Temperatura
Entre 15ºC e 40ºC, sendo uma temperatura óptima de 25ºC a 35ºC.

Solo
Pouco exigente. Convém remexer o solo periodicamente para manter a planta em condições de cultivo óptimas e evitar o aparecimento de ervas daninhas.

Orientações para plantação
Distância entre plantas 35 cm.
Distância entre linhas ou sulcos 80 cm.
A planta do tomate é indicada para cultivo em vaso ou jardineira com uma largura mínima de 30 cm, comprimento 30 cm e altura 30 cm.

Rega
Devido à sua elevada massa foliar, deve estar num estado de humidade óptimo. Rega frequente mas em pequenas quantidades. Se for cultivada em vaso ou jardineira é necessário observar mais frequentemente, dado que se desidrata com mais frequência, sobretudo no Verão. Mantenha-a sempre humida mas não dentro de agua, e nunca a regue em pleno sol, faça-o de preferencia antes ou uma ou duas horas depois da exposição solar para que a planta tenha chance de baixar um pouco a sua temperatura e não desidrate...

Adubação
Se a terra onde as plantas forem plantadas for de grande qualidade, somente quando começarem a florir é que voltarão a precisar de adubo. Caso contrario, a utilização de um adubo para plantas de fruto ou horticulas uma vez por semana é mais do que necessario.
Pessoalmente, eu prefiro uma terra de qualidade e uma adubagem liquida de quinze em quinze dias logo no inicio da floração

Outros trabalhos
Remoção de talos e aplicação de estacas. A remoção de talos consiste em fazer cortes limpos nos caules que brotam nas axilas, tendo em vista favorecer o crescimento de um único caule principal, isto é, fazer com que a planta só tenha uma guia e só se desenvolva nessa direcção. A aplicação de estacas ajudar-nos-á na remoção dos talos, na colheita e repercutir-se-á na qualidade dos frutos e no controlo das doenças. Ter em atenção o não cortar talos que se apresentem com botões florais.

Colheita
A partir dos 80 dias a contar da sua plantação. Para colher tomates é aconselhável que o faça se os quiser conservar em casa quando os mesmos estiverem entre a cor verde e a vermelha, ou quando lhe parecerem melhores para um consumo imediato, mas sempre com uma faca ou tesoura, tendo cuidado para não quebrar flores nem caules.

Parâmetros nutritivos/Composição nutritiva

Por cada 100gr de tomates frescos:
Energia (Kcal) 20
Água (ml) 93
Hidratos de carbono (g) 3.7
Fibras (g) 1.4
Potássio (mg) 260
Magnésio (mg) 14
Fósforo (mg) 25
Vitamina C (mg) 26.7
Folatos (ug) 30
Vitamina A (mcg) 95

Valor nutritivo
Proporciona maioritariamente água e quantidades muito inferiores de hidratos de carbono e proteínas, pelo que é pouco energético, embora constitua um alimento rico em vitaminas e sais minerais. Quanto ao seu conteúdo em vitaminas, os tomates são muito ricos em vitamina C, sobretudo os de cor vermelha e também em vitamina A. Quanto aos minerais, deve-se destacar a presença de potássio.

48 comentários:

Anónimo disse...

Gostei do site , mas as borboletinhas voando sem parar atrapalham um pouco a leitura .

Anónimo disse...

Vendo veneno para borboletas.

Anónimo disse...

Ajudou muito na minha plantação de tomate! Valeu! obs:Coitadas das borboletas, já dá pra ver que você não gosta de borboletas, você vende veneno para borboletas.

Anónimo disse...

Muito obrigada pelas dicas. Vou cultivar...
Nada de matar as butterflies...

bela disse...

Olá, gostei muito do site! Será que vc podia me tirar algumas dúvidas? Eu li em algum lugar sobre fazer uma câmara de drenagem no vaso, devo fazer isso para tomate cereja? Quanto tempo mais ou menos posso deixar a planta no sol?

Anónimo disse...

em quanto tempo o tomate cereja amadurece? os meus estão verdes ja ha 1 mês quase....

PLANTAS DE CASA disse...

O amadurecimento do tomate depende muito das condições climatericas,mas assim que "alaranjar" o processo será relativamente rapido!

Anónimo disse...

onde comprar as sementes de tomatae no rio.
biribam@gmail.com

Simone Aline disse...

Nossa que delícia passear por aqui!!! Adorei!
Estou querendo plantar várias coisinhas em pequenos vasinhos...
vamos ver se consigo! Obrigada pelas dicas! parabéns pelo blog.
Bjks

luiza disse...

olá,estou com uns propleminhas nos pé de tomate que estou cultivando,gastaria se possivel receber ajuda,comprei dois já plantados(tomates cereja)e tenho 3 pés de tomates já com uns 30 cm,tenho outros varios pés pra transplantar de tomates samambaias,mas,os dois primeiros estão doentes,com manchas brancas de inicio ,depois amareladas,até ficarem queimadas,arranquei muitas folhas tentando preservar as outras,mas não adiantou,comprei um remedio com o nome de DELTAMETRINA,passei,melhorou,mas as manchas brancas já estão em outras folhas,não sei o que fazer pois já perdi uns 15 pés em uma outra epoca,todos morreram secos,mas salvei os tomates,não queria que acontecesse novamente,nem queria usar remedios fortes neles,queria eles saudaveis,se puder me ajude,grato ,luiza (obs;todos estão em jardineiras de plastico)

Anónimo disse...

estas borboletas matam-nos a vista

raul disse...

As borboletas criam um cazulo no qual saem lagartas que detonam os tomateiros, nos quais afetam na produção dos tomates.rsrsrsrsrsr

Anónimo disse...

É.... seria legal reavaliar tantas borboletinhas na nossa visão, não tem ao menos como diminuir o número delas? Parabéns pelo conteúdo!

aroeldes magalhaes disse...

Não consigo entender vcs que ficam reclamando das borboletas, que são tão lindas e querem comer tomates sadios, elas fazem parte do contexto, são só alguns minutos rsrsrsrs.
Aroeldes Magalhães, Salinas da Margarida-Ba

Anónimo disse...

Atualmente, o tomate que nós compramos no mercado são bonitos e grade, porém com alto teor de agrotóxicos. Vale apena plantar!!!

Jocyanne Belém/PA disse...

Olá a todos! Gosto muito de plantar em vasos, já tenho alguns pezinhos e me sinto satisfeita em ter essa atividade em minha jornada, mas os tomateiros estão me preocupando. Além das lagartas verdes que nunca tinha visto antes, andei observando pulgões, e não sei o que fazer. Essas malditas lagartas estão mesmo comento todos os tomateiros, sei que tudo tem sua função no mundo, mas gostaria que fosse longe do meu pézinho de tomate. Aceito sugestões de combate a praga. Desde já agradeço

Pimentel disse...

Nossa fiquei zonzo tentando ler com tantas borboletas de um lado para o outro. O conteúdo é bem interessante, mas as borboletas...

Anónimo disse...

pega uma espingarda e mata as borboletas kkk

Anónimo disse...

OBS : SE CONCENTREM APENAS NAS LINHAS , NO TEXTO , QUE AI BORBOLETAS NÃO INCOMODAM !!!!
TALVEZ PROVE SUA CONCENTRAÇÃO E FIXAÇÃO !!!

OBS : MANCHAS BRANCAS Q. DEFINHAM , SECAM AS FOLHAS DO TOMATEIRO DEVEM SER COMBATIDAS NO INICIO QUANDO AINDA ESTÃO NAS PRIMEIRAS FOLHAS !!
DEPOIS Q. JA ESTA QUASE TOMADO TODAS ... DIFICIL NÉ !!!

ATT : GIL !! CTBA-PR

Anónimo disse...

Gostei muito das dicas,mas gostei também das borboletas e das flores!!

Rocio disse...

Seria muito bom para comer todas essas coisas enquanto um cultivou a pensar muito em restaurantes começando a fazer isso, por exemplo, os no site restorando

Anónimo disse...

Cara coloquei uréia nos tomate as planta secaram oque fiz de errado.

Anónimo disse...

O blog é lindo e as flores e borboletas também. Gostaria de saber o que são as axilas da planta.
Grata,
Joyce

Anónimo disse...

O texto está claro, porém a falta de acentuação na maioria das palavras não passa credibilidade. Essas inúmeras borboletas passeando pelo texto dificultam a leitura, principalmente para quem tem problema de visão. Não me leve a mal...

Anónimo disse...

Excelente dicas, mas já agora... Não tema se colher ps tomates verdes de mais existe dicas para amadurece-los como por exemplo: http://www.poupaeganha.com/amadurecer-tomates/

Clara disse...

Olá. Foi graças a estas divas que comecei a minha hortinha de varanda que é agora uma das minhas paixões. Excelentes dicas.

Criei agora o meu próprio blog e espero que não se importe de ter colocado lá um link para o seu.

Já agora, se quiser visitar-me, embora esteja ainda muito no início, o endereço é:

http://bedhumbas.blogs.sapo.pt/

Vou continuar a aparecer por cá.

Clara

Unknown disse...

boa tarde olha preciso de ajuda,plantei algumas mudas de tomate cereja porem qdo ja estavam com aproximadamente 30 cm começaram a muchar e morreram alguem saberia me dizer si é algum tipo de doença ou faltou aguma coisa a fazer.sergio braga

Anónimo disse...

Olá! Boa tarde , gosataria de algumas dicas pois plantei algums pés de tomate cereja, que deram poucou frutos e as folhas estar ficando seca. A planta e regada normalmente mas vejo que as folhas estão ficando secas, podem me dizer o que estar acontecendo.

Silvia disse...

Meu tomateiro, uma vez estacado, já estava dando frutos e de repente as folhas murcharam por completo e os tomatinhos ficaram manchados..., não sei se morreu.
O que terá acontecido ?
Retiro tudo, remexo a terra e planto novamente ?
Deu uma tristeza..., parece que foram pulverizados com veneno.....

Sílvia disse...

Complementando minha informação anterior... O tomateiro está escorado em uma tela de arame. Ele pode ter secado por conta de algum raio ??? achei essa ideia estranha quando uma amiga me disse. Um raio poderia secar as folhas e deixar os frutos com manchas amarronzadas ?

Unknown disse...

AQUI EM PORTUGAL OS TOMATES QUANTO MAIS PEQUENOS e EXÓTICOS, E COM CORES ESTRANHAS, ENTRE O AMARELO, LARANJA E CASTANHO, MAIS CAROS SÃO...!? CHEGAM A PREÇOS DE 10, 15 EUROS KILO! É UMA MODA! JÁ TIVEMOS A MODA DO CÂO E DO GATO MAIS BIZARRO, AGORA É A DOS TOMATES QUE MAIS NENHUM VIZINHO TEM IGUAIS... SALVO SEJAM! VIVAM OS TOMATES! E AS BORBOLETAS!

Unknown disse...

ADORO O NOME DAS VOSSAS PLANTAS: JACARANDÁ E JABUTICABA! MARAVILHOSO! SE EU PUDESSE ACABAVA OS MEUS DIAS NESSE VOSSO PAÍS MARAVILHOSO... VERDE E AMARELO! ABRAÇO

gis disse...

POR FAVOR TIRE ESSAS BORBOLETAS ATRAPALHAM IMENSO... O SITE TA MT BOM EM CONTEUDO

JOSUE disse...

ADOREI A MATERIA, TODOS PREOCUPADOS COM AS BORBOLETAS, É ISSO QUE FEZ FICAR MAIS INTERESSANTE, QUANTO O ASSUNTO, PARABENS, OS COMENTARIOS FORAM EXELENTES, TODOS NOS ESTAMOS DE PARABENS...GLORIA A DEUS NO CÉU.

andrea disse...

Olá, adorei o site. Tenho uma hortinha em casa mas toda vez que tentei plantar tomate eles acabaram se emaranhando e ficando MUITO altos, aí quebram. Li em outro lugar que a gente deve podá-los quando tiverem 4 flores. Aguardo uma orientação neste sentido

Anónimo disse...

Em meus tomates cereja samambaia também têm surgido manchas que depois secam as ramas. Geralmente nas folhas mais baixas. Deve ter relação com a umidade. Terei mais cuidado em não molhar as folhas e lhes digo se funcionou.

Anónimo disse...

oi,adorei sei blog eu tenho um pe de tomate em casa ja estao amadurecendo. e tambem espero que seu blog ajude mais pessoas,como me ajudou. beijos thau !!!

Unknown disse...

Quem não quiser as borboletas é só recarregar a página que elas somem, mas é uma questão de gosto. tem por aí uns que estão preucupados com a grafia. Absurdo!!!

Anónimo disse...

Essas borboletas sao irritantes!!!

Anónimo disse...

com faço as pods do tomate qual folhas devo tirar

marcos disse...

Gostei, muito interessante e útil. Pela primeira vez plantei tomates em vaso , estão abundantes e com quase nenhum cuidado

Unknown disse...

Gostei muito vou experimentar plantar tomates, pimentões e jiló. Obrigada pela dica.

Unknown disse...

Excelente!
Deu certo e estou com pequenos tomates no meu apartamento.
Como vimos na maioria dos comentários, as borboletas atrapalham a leitura. É possível tirar as borboletas do plano de fundo?
Um abraço

Albertino Silva disse...

Semeei em Abril tomates cherry num vaso no meu terraço com boa exposição solar, a sua rama já tem cerca de 50 cm de altura mas tomates não os vejo, será que ainda é cedo? estou ansioso para ver esses frutos. Tenho notado que as folhas vão secando e noto também que estão a ficar murchas, será que estou a fazer alguma de errado?.
Albertino Silva
agsilva56@hotmail.com

Anónimo disse...

Albertino, a planta do tomate é gulosa de água... Não a regue no entanto na hora do calor, nem deixe o vaso em água!
Obrigado pela visita e comentário.

Plantas de Casa

Unknown disse...

Tenho alguns pezinhos de tomates. Estavam libdos, mas agora estaocom as folhas murchas e ressecadas, foi de um dia para o outros. O que faço?
Meu cpntato: jussarafcosta12@gmail.com
Grata.

Unknown disse...

Tenho alguns pezinhos de tomates. Estavam libdos, mas agora estaocom as folhas murchas e ressecadas, foi de um dia para o outros. O que faço?
Meu cpntato: jussarafcosta12@gmail.com
Grata.

Unknown disse...

Olá, meus pes de tomate estao dando na folha uma coisa que parece uma minhoca branca na folha, o que faco pata isso nao se espalhar mas nos meus pés de tomate?